Notícias / Actividades

Comunicado final do XVI encontro nacional da Juventude Dehoniana

XVI ENCONTRO NACIONAL DA JUVENTUDE DEHONIANA

Alfragide, 12-14 de abril de 2013

Acreditar mais

 

De 12 a 14 de Abril de 2013, uma centena e meia de jovens reuniu-se em Alfragide, para o XVI Encontro Nacional da Juventude Dehoniana. Foi a celebração da caminhada do Ano da Fé, com o tema: “Acreditar mais: Jovens Dehonianos com Fé".

A Fé moveu-nos dos vários centros – Açores, Algarve, Coimbra, Lisboa, Madeira e Porto – e vivemos refletimos e celebrámos a mesma Fé no convívio, na amizade, na oração, nas atividades criativas e no Festival de Canções.

Eis o nosso credo em Jesus Cristo, a quem entregamos o nosso coração:

– Cremos na fé da Igreja, a nossa família, onde vemos o nosso futuro e compromisso de servirmos a humanidade sempre mais e melhor;

– Cremos na espiritualidade dehoniana, na força do amor feito coração aberto numa cruz. Esse amor de relação belo e profundo é vivido de uma maneira diferente e celebrado na eucaristia.

– Cremos na vida em comunidade, lugar de partilha de festa e comunhão. Ela gera o amor fiel, fonte de felicidade e de paz que faz seu ninho na família e que se realiza sempre mais em dar do que em receber;

– Cremos nas nossas possibilidades de jovens feitos para amar e ser amados, disponíveis e generosos, movidos pela fé, capazes de olhar o futuro com otimismo e alegria;

– Cremos no voluntariado, a forma mais elevada de amar sendo feliz fazendo os outros felizes;

– Cremos na criatividade como forma de viver o amor que é o nosso um sinal mais.

– Cremos na vocação, aceitamos que a nossa vida se orienta para um objetivo belo e sublime que queremos descobrir na relação com Aquele que desde sempre pensou em nós e nos chama.

Apaixonados por Jesus Cristo e pela sua maneira diferente de viver, somos enviados para as nossas comunidades, para dar testemunho e viver de uma maneira diferente e comprometida.

No próximo ano, faremos memória dos 100 anos do início da Primeira Grande Guerra refletindo sobre a nossa dimensão de “profetas do amor e servidores da reconciliação”. Faremos os nossos encontros apenas a nível regional em cada Centro e, de 3 a 10 de agosto de 2014, teremos o Encontro Europeu da Juventude Dehoniana, com o tema “A Paz é contigo!”.

 

Alfragide, 14 de abril de 2013.

Os Participantes

"Get the Flash Player" "to see this gallery."

X Encontro Nacional dos Secretariados da Juventude Dehoniana

MENSAGEM FINAL

Os Secretariados da Juventude Dehoniana estiveram reunidos no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, entre os dias 16 e 18 de Novembro de 2012.

Este encontro teve como principais objectivos: preparar o XVI Encontro Nacional da Juventude Dehoniana, o Encontro Europeu da Juventude Dehoniana de 2014 e analisar a revisão do Plano da Pastoral Juvenil Dehoniana. Um outro objectivo foi a partilha do andamento dos diversos Centros. Durante esta partilha foram referidos alguns problemas com que os Centros se debatem na sua vivência diária, nomeadamente a necessidade de reestruturação dos Secretariados e de formação.

O Plano referido deu-nos pistas sobre os objectivos concretos da Pastoral Juvenil Dehoniana e os recursos para os atingir adaptando-nos às necessidades diárias dos vários grupos onde estamos inseridos.

Relativamente ao Encontro Europeu a realizar de 3 a 10 de Agosto de 2014, sugeriu-se que fosse subordinado ao tema da "paz" em memória do centenário da Primeira Guerra Mundial, à luz da nossa espiritualidade na dimensão da reconciliação. Lançou-se uma chuva de ideias, onde se propôs a visita a alguns locais emblemáticos do nosso país como Sintra, Lisboa, Porto, Coimbra e Fátima. Para além da parte de partilha, formação e celebração, queremos também presentear os participantes com o nosso fado e as nossas belas praias. Mas o céu abriu rapidamente e a chuva foi breve!

No atinente ao XVI Encontro Nacional ficou delineada a programação com atribuição das respectivas tarefas aos vários Centros e o regulamento do Festival da Canção.

Fomentou-se a unidade dos Secretariados dos vários Centros, com algumas iniciativas concretas, nomeadamente como a próxima caminhada de Advento, "#re.para", e a elaboração de uma plataforma de endereços electrónicos e um pacote gráfico.

Contagiados pelo espírito de "Acreditar mais" que vive em cada um de nós, fazemos votos que todos os Centros (Açores, Algarve, Coimbra, Madeira, Lisboa e Porto) se sintam parte deste desafio que é crescer na Fé ao estilo Dehoniano.

Alfragide, 18 de novembro de 2012

Os participante


Deus chama, eu escolho – Fé e liberdade na descoberta vocacional

Partilha, avaliação, programação, formação, oração, convívio e visitas culturais e religiosas marcaram mais um Encontro dos Delegados Europeus da Pastoral Juvenil e Vocacional Dehoniana. Foi em Varsóvia, de 8 a 12 de outubro e de Portugal foram o Pe. Ricardo Teixeira e o Pe. Paulo Vieira.

O tema “Deus chama, eu escolho – Fé e liberdade na descoberta vocacional” congregou religiosos dehonianos de toda a Europa na habitual reunião de outubro. Na casa provincial da província Polaca, em Varsóvia. O superior provincial polaco, Artur Sanecki, deu as boas-vindas a todos e fez uma apresentação do trabalho dos dehonianos nas regiões de leste dependentes da Polónia. Deu também algumas informações de caráter social, político e religioso.

Tivemos um espaço aberto de partilha dos confrades das várias províncias da Europa acerca do seu trabalho na pastoral juvenil e vocacional. Parece que todas as províncias aqui representadas estão a trabalhar seriamente, com base em projetos sólidos, quer a nível de pastoral juvenil como vocacional, num mundo que não se apresenta facilidades.

De seguida abordaram-se os empreendimentos comuns futuros.

Nós portugueses apresentámos os primeiro esboço para o Encontro Europeu da Juventude Dehoniana, que será e, Portugal, de 3 a 10 de agosto de 2014, que terá em conta o facto de ser o 100.º aniversário do início da I Grande Guerra ligado à nossa dimensão de “servidores da reconciliação”, bem como ao lugar de Fátima na construção da Paz.

Sobre Jornadas Mundiais da Juventude, no próximo ano, no Rio de Janeiro e o encontro dehoniano que os nossos confrades estão a preparar, não temos muitas informações e também das províncias da Europa não há muita adesão, sobretudo pelos encargos económicos com as viagens. No entanto a província da Alemanha já tem um grupo fechado 35 participantes.

A vantagem em continuar com a Semana Vocacional a nível de Europa, fez parte dos nossos trabalhos. Confirmou-se a possibilidade de realizar a próxima de 1 a 8 Setembro de 2013 e a hospitalidade será oferta da província de Itália do Norte.

Foi-nos proporcionado um excelente momento de formação com uma conferência do padre Krzysztof Pawlina, reitor do seminário maior de Varsóvia, sobre a realidade dos jovens polacos, na qual reconhecemos também a situação dos jovens dos outros países da Europa.

Visitámos lugares significativos de três mártires polacos Maximiliano Kolbe (mártir da Segunda Guerra Mundial – 1942), Jerzy Popiełuszko (mártir do fim do Comunismo – 1984) e André Bobola (mártir jesuíta do séc. XVII). E tivemos oportunidade de visitar um pouco da capital da Polónia.

Foi um belo tempo fraterno, marcado pela excelente hospitalidade dos nossos confrades polacos, que agradecemos.

"Get the Flash Player" "to see this gallery."

Valentíadas 2012

Há novidades! Muitas novidades!

As Valentíadas não são só trucidar de saudades das Férias Missionárias, da Semana da Juventude ou de outros acontecimentos e pessoas... são sobretudo o 1º passo de um novo ano de quem quer continuar a caminhar, a crescer... a ACREDITAR + (mais)!

Basta levar um farnel para partilhar o almoço porque os testemunhos, o [ … ]

Férias Missionárias 2012 em Gandra – Paredes

“Não levo daqui colegas ou amigos, levo irmãos da minha família” foi a expressão de um jovem participante para resumir as Férias Missionárias 2012 (FM) da Juventude Dehoniana do Porto.

Decorreram de 21 a 29 de Julho, em Gandra – Paredes –, as FM 2012. Gandra é uma comunidade há longos anos ligada aos dehonianos, quer pelo serviço de colaboração que o Centro Dehoniano presta à Igreja local, quer pela origem de um dos seus membros, o Pe. Paulo Coelho. A comunidade acolheu de uma forma fantástica, entusiasta e generosa os cerca de 30 jovens, metade oriundos de fora e outros tantos da paróquia, que viveram intensamente 9 dias de interioridade, comunidade e missão.

Sediados na nova escola local, dedicámos o nosso tempo à oração, à formação, aos encontros com grupos e movimentos da paróquia, ao convívio com crianças, doentes e idosos e às visitas culturais. Nem precisámos de cozinhar, pois tudo nos foi oferecido! Num ambiente de alegria e amizade, sempre com muita música, trabalhou-se com imensa criatividade e o tempo parecia “voar”.

Todos tivemos a sensação que estas FM foram uma grande graça para os participantes (a Família FM 2012), todos os que colaboraram na sua realização e todos os que dela aproveitaram. Por isso o nosso primeiro agradecimento é para Deus que nos congregou e enviou em missão cumulando-nos de bênçãos.

Agradecemos ao Sr. Mota, presidente da Junta de Freguesia de Gandra pelo incansável apoio à nossa atividade.

Agradecemos especialmente aos responsáveis o Agrupamento das Escolas de Baltar, à Coordenadora da Escola, Dr.ª Lucinda, aos professores e demais funcionários pela disponibilidade e acolhimento naquela que foi a “nossa casa”.

Um bem-haja à Câmara Municipal de Paredes que ofereceu uma visita aos pontos de maior interesse histórico e cultural do concelho guiando-nos superiormente com uma arqueóloga e uma geóloga.

Obrigado ao Grupo de bombos Zés Pereiras e ao Rancho Folclórico de Gandra que animaram a festa de despedida.

As famílias que acompanharam os jovens e proveram à alimentação merecem também o nosso reconhecido agradecimento, bem como a comunidade paroquial pela participação em tudo o que propusemos.

Por fim um abraço fraterno e grato ao Pe. Vicente Nunes que acalentou a realização da Férias Missionárias e que, em breve deixa a paroquialidade desta comunidade.

Parafraseando a canção que marcou estas FM, agora “vamos para o Sul e para no Norte, para o Oeste e para Leste, para todo o lugar… levando no peito uma cruz e no coração o que disse Jesus”; pois o mais importante é o vamos fazer depois de uma experiência tão bela como esta.

"Get the Flash Player" "to see this gallery."

Mais artigos...