Encontro da Família Dehoniana do Porto no ABC

No passado dia 13 de Março de 2011, véspera do 168.º aniversário do nascimento do Padre Dehon, a obra ABC (Amici Boni Consillii), expressão latina que significa amigos do bom conselho, que acolhe e educa menores, privados do seu meio familiar ajustado, teve um dia de celebração e convívio.
Por volta das 11h00, lá fomos chegando (Juventude Dehoniana, Leitores da AFV, Casais e Famílias, Grupos Missionários e Amigos).

Às 12h00, celebrou-se a Eucaristia, presidida pelo Padre Alcindo Sousa, missionário dehoniano em Madagáscar. Reflectimos sobre as leituras e também sobre evangelho de S. Mateus, onde Jesus, apesar de ter sido tentado, soube colocar acima de tudo o projecto do Pai.

Por volta das 13h00, partilhámos o farnel, com óptimos petiscos, por sinal. A sopa também fez parte do repasto, contudo tivemos de “subornar” alguns meninos com gomas, para comerem a sopa toda. Pois…

Da parte da tarde, e seguindo o lema desta casa “SÊ ÚTIL!”   (… não desperdiçar a vida…), tivemos muita animação onde não faltaram toques de bola à “CR7”, balões, matraquilhos e bilhar.

De seguida, o Sr. Padre Camilo Neves, Director desta Obra, teve amabilidade de nos mostrar as instalações do ABC, após alguns esclarecimentos, sobre a mesma.

Finalmente, e a convite do Padre Paulo Vieira, rumamos em direcção à Boavista, para visualizarmos através de uma “visita guiada”,
as obras do Centro Dehoniano, que continua em remodelação.

E assim passámos uma tarde animada, humana, cristã e dehoniana...

Rosário Lapa